quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CURSO DE SOBREVIVÊNCIA EM ÁREA DE SELVA

A Equipe Guerreiros Adventure promove o Curso de Sobrevidência em Área de Selva (CSAS) no período de 27 a 28/08/2011 (sábado e domingo) com as seguintes oficinas: orientação, nós e amarrações, confecção de abrigos, ofidismo e primeiros socorros, transposição de curso de água, obtenção de alimentos entre outras.
O curso é uma oportunidade de entrar em contato com a natureza conhecendo as formas de sobreviver em meio às condições aparentemente adversas, elevando a auto confiança, companheirismo e auto estima dos participantes.
Informações pelo telefone: (91) 8825-9146, ou pelo e-mail: guerreirosadventure@r7.com
Participe!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Jacú

Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir 85 cm de comprimento. A cauda é longa e arredondada, bem como as asas. O pescoço é relativamente longo e termina numa cabeça pequena. A pele em torno dos olhos está exposta e tem uma cor azulada, na maioria das espécies. Os jacus têm um papo vermelho e saliente na zona da garganta. A plumagem é uniforme e escura, em geral preta(ou uma cor 'chumbo')e com um aspecto escamado. Este efeito é produzido pelas penas do dorso e peito, que são debruadas a branco. A generalidade dos jacus têm patas avermelhadas.

Macaco da Noite

O macaco-da-noite (Aotus sp.) é um primata noturno e florestal. O grupo constitui a família Aotidae e é encontrado do Panamá ao Nordeste da Argentina.
Os macacos-da-noite medem cerca de 30 cm de comprimento, têm cauda longa, partes superiores cinzentas, cara branca com três faixas negras na parte superior e olhos grandes. Também é conhecido pelos nomes de caraí, cara-raiada, ciá, duruculi, eiã, macaco-adufeiro e miriquiná.

Nascimento de mais 3 potros na cavalaria da PMPA

CASTANHAL: A Polícia Militar do Pará, por meio da Clínica Médica de Reprodução Animal - CMRA, à frente o Tenente Coronel PM Raimundo Raiol, comemorou, nos últimos dias, o nascimento de mais 03 potros da raça "Brasileiro de Hipismo". São três machos e uma fêmea, que se encontram na Fazenda Itaqui, em Castanhal.

Todos os animais estão com saúde e já foram batizados com os nomes de "Bradock", "Bandit" e "Benaflor". Os filhotes foram frutos do cruzamento das  éguas "Morena Flor", "Baixinha" e "Afrodite", pertencentes à Polícia Militar, com o garanhão "Alien", da raça "Arabe", que é de propriedade da fazenda Itaqui.

Atualmente, a Polícia Militar conta com mais dois potros, ambos com 01 ano de idade, chamados de "Avatar" e "Archibald", que se encontram no Pelotão Montado do 5º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Castanhal, para fins de treinamento.
Foto: Rubens Santos / ASCOM

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CURSO DE SOBREVIVÊNCIA EM ÁREA DE SELVA

A Equipe Guerreiros Adventure promove o Curso de Sobrevidência em Área de Selva (CSAS) no período de 27 a 28/08/2011 (sábado e domingo) com as seguintes oficinas: orientação, nós e amarrações, confecção de abrigos, ofidismo e primeiros socorros, transposição de curso de água, obtenção de alimentos entre outras.
O curso é uma oportunidade de entrar em contato com a natureza conhecendo as formas de sobreviver em meio às condições aparentemente adversas, elevando a auto confiança, companheirismo e auto estima dos participantes.
Informações pelo telefone: (91) 8825-9146, ou pelo e-mail: guerreirosadventure@r7.com
Participe!
Ao entrar na mata tome muito cuidado, olhe antes de pisar, sentar ou pegar em alguma coisa! Ande sempre com um cajado nas mãos! Selva.

Aranha Macaco

A Armadeira, também conhecida como aranha macaco ou aranha de bananeira, é a designação comum às aranhas do gênero Phoneutria (do grego phoneútria: assassina), da família dos ctenídeos. O nome comum armadeira vem da sua atitude invariável de ataque, com as patas dianteiras erguidas.
Originárias da região sul-americana, com um corpo de 3,5 cm a 5 cm e as pernas até 17 cm de envergadura (fêmea). São altamente agressivas e peçonha neurotóxico muito potente qual apenas 0,006 mg é suficiente para matar um rato. Freqüentemente entram em habitações humanas a procura de alimento, parceiros sexuais ou mesmo abrigo se escondendo em roupas e sapatos. Quando incomodadas, picam furiosamente diversas vezes e centenas de acidentes envolvendo essas espécie são registrados anualmente são responsáveis por aproximadamente 42% dos casos de picadas por aracnídeos notificados no Brasil.
São uma das aranhas mais venenosas do mundo. No Brasil é a segunda aranha mais perigosa, perdendo apenas para a Aranha-marrom, em razão disso não é aconselhada e nem permitida a sua criação em cativeiro.
IMPORTANTE:
Não ande sem calçados nas pedras dos rios, pois elas sempre estão por aí, até mesmo intocadas nas fissuras das pedras, mato, etc! Andam pelas árvores e tudo, e ocorrem muito em locais onde tem bananeiras! E sempre que comprar um cacho de banana, verifiquei por entre os frutos a possível existência dessa e de outras menores, porém ofensivas e muitas vezes letais!

A peçonha da Phoneutria é composta por polipeptídeos básicos, além de histamina e serotonina. Sua ação é neurotóxica e cardiotóxica. A ação neurotóxica ocorre no SNC, mais precisamente nos canais de sódio, provocando despolarizações nas terminações nervosas, (sinapses) sensitivas e motoras, fibras musculares e no sistema nervoso autônomo, induzindo a liberação de neurotransmissores (principalmente a acetilcolina e catecolaminas.). A ação cardiotóxica interfere na atividade contrátil do músculo liso, ativação do sistema de calicreína tissular, ativação de fibras sensoriais e esvaziamento gástrico.A picada da Phoneutria em muitos casos é fatal.

 Sintomatologia

Os pontos de inoculação sobre a pele são vistos acompanhados de inchaço, vermelhidão e sudorese local. A dor é queixa comum, pode ser local ou irradiada, tem intensidade variada e é acompanhada de parestesias (formigamento). Dependendo do estado da pessoa, além da dor, os sintomas mais comuns são taquicardia com alterações no eletrocardiograma, hipertensão arterial, sudorese com visão turva e vômitos ocasionais. O hemograma pode apresentar leucocitose com neutrofilia e hiperglicemia.
O quadro em crianças com menos de seis anos e idosos muito debilitados pode evoluir para edema pulmonar e choque representando um risco não desprezível de morte.

 Tratamento

Apesar da alta toxicidade da peçonha da armadeira, a absoluta maioria dos casos registrados são considerados leves e de prognóstico benéfico. Nestes casos o tratamento é sintomático resumindo-se a analgésicos como a dipirona, infiltrar anestésico local xilocaína e, em caso de ânsia de vômito, um antiemético como Plasil (Metoclopramida). Nos moderados que apresentam sudorese acompanhada de leve taquicardia e hipertensão, o tratamento sintomático é acompanhado do específico com soro antiaracnídeo. Nos casos graves que apresentam grandes alterações na pressão arterial com taquicardia/bradicardia e sudorese profusa, uma dose maciça de soro antiaracnídeo juntamente com cuidados médicos intensivos tornam-se necessários.

Fonte: enciclopédia livre

Viúva Negra

Viúva-negra é o nome que se dá em geral às aranhas do gênero Latrodectus, de distribuição cosmopolita. Existem atualmente 32 espécies válidas neste gênero.
A viúva-negra-americana (Latrodectus mactans) é uma espécie de aranha da família dos teridiídeos, distribuída por toda a América. A fêmea possui coloração negra brilhante, com larga mancha vermelha em forma de ampulheta na superfície ventral do abdômen, e cerca de 1 cm de comprimento. O nome provém do fato de a fêmea geralmente se alimentar do macho após a cópula. Sua picada é muitas vezes fatal. No Brasil, é encontrada atualmente próxima ao mar, sobretudo em praias pouco frequentadas. É amplamente encontrada em torno da Baía da Guanabara.
Por ser uma aranha muito conhecida no Brasil e por saber-se que sua peçonha é muito forte, há a alusão de que esta é a aranha mais venenosa que existe. Porém, mesmo no Brasil, existem dois gêneros considerados de maior perigo: a aranha-marrom (Loxosceles sp.), e a armadeira (Phoneutria sp.), sendo esta última considerada por muitos a aranha mais peçonhenta do mundo, ambas encontradas em praticamente todo o país.
Durante a cópula (ato sexual), o macho introduz sua genitália (palpos modificados em bulbo espermático) conhecida como êmbolo na vagina da fêmea. Logo após a introdução dos espermatozoides, com um movimento brusco o macho quebra sua genitália dentro da espermateca para garantir sua perpetuação, impedindo que outro macho copule novamente com a mesma fêmea. E como os aracnídeos são providos de sistema circulatório aberto, o macho após a cópula morre por hemorragia perdendo seu fluxo sanguíneo.
A viúva-negra-americana também é conhecida pelo nome de aranha-do-linho. Os sintomas da picada costumam aparecer entre 40 e 60 minutos após o ataque e se caracterizam por sudorese (eliminação excessiva de suor nas glândulas e perda de calor), dor local intensa, dor no abdômen e em casos graves, choques. As viúvas-negras podem tecer teias. Costumam a ficar em ambientes escuros e frescos.
A viúva-negra-mediterrânica (Latrodectus tredecimguttatus) é uma espécie cuja distribuição engloba a área mediterrânica e parte da Ásia. Apresenta normalmente uma coloração mais viva que a viúva-negra-americana (o nome tredecimguttatus significa treze gotas) e o seu veneno não está tão bem estudado, no entanto, tudo aponta para que seja igualmente venenosa. Os casos de picada desta aranha em pessoas não são frequentes, já o mesmo não se pode dizer do gado pois são conhecidas inúmeras mortes de gado bovino e cavalos devido à picada desta aranha que se instala em arbustos por onde o gado se desloca e se alimenta. As fêmeas adultas encontram-se durante todo o ano, os machos normalmente apenas no Verão. É uma espécie muito popular entre os aracnófilos e cada vez mais vendida como animal de estimação.

Fonte: Enciclopédia livre

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CURSO DE SOBREVIVÊNCIA EM ÁREA DE SELVA



A Equipe Guerreiros Adventure promove o Curso de Sobrevidência em Área de Selva (CSAS) no período de 27 a 28/08/2011 (sábado e domingo) com as seguintes oficinas: orientação, nós e amarrações, confecção de abrigos, ofidismo e primeiros socorros, transposição de curso de água, obtenção de alimentos entre outras.
O curso é uma oportunidade de entrar em contato com a natureza conhecendo as formas de sobreviver em meio às condições aparentemente adversas, elevando a auto confiança, companheirismo e auto estima dos participantes.
Informações pelo telefone: (91) 8825-9146, ou pelo e-mail: guerreirosadventure@r7.com
Participe!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Armas Indígenas

Os índios do Brasil fabricam armas para caçar. Antigamente as armas eram muito usadas também nas guerras entre tribos rivais.
O arco e flecha é a arma mais utilizada entre os índios brasileiros. Existem diferentes tipos de ponta para as flechas, que variam conforme o animal que se deseja caçar.
Algumas etnias preferem a zarabatana, um longo tubo por onde assopram dardos envenenados. Outras etnias, como os índios Kayapó, preferem apenas as bordunas. Um dos nomes pelo qual os Kayapó são conhecidos é "Txukarramãe", que significa "sem flechas" na língua dos índios Juruna, seus vizinhos. 


 Fonte: Iandé arte com história

Piranhas

NOME COMUM: Piranha
NOME EM INGLÊS: Red Piranha
NOME CIENTÍFICO: Serrasalmus nattereri
FILO: Chordata
SUPERLASSE: Pisces
CLASSE: Osteichthyes
ORDEM: Cypriniformes
FAMÍLIA: Characidae
CARACTERÍSTICAS:
COMPRIMENTO: até 20 cm
Corpo chato. A segunda nadadeira dorsal é pequena e mole. Boca não protrátil. 4 espécies.

Quando os boiadeiros das Américas do Sul e Central vão atravessar certos rios com seu gado, precisam sacrificar um boi para salvar os outros. Eles ferem ligeiramente o animal e o colocam no rio um pouco abaixo do lugar onde o resto do gado vai atravessar. O cheiro do sangue atrai um número grande de peixes pequenos e vorazes: as piranhas. A água parece ferver e fica vermelha. Depois de alguns minutos tudo o que resta do boi é seu esqueleto completamente liso. Enquanto isso, o resto do gado passa em segurança. É daí que vem a expressão popular "boi de piranha" .

Embora muito feroz, a piranha não parece, à primeira vista um peixe perigoso. É pequena, azulada, com um corpo fino, do tamanho da mão de um homem. A boca também é pequena, mas provida de dentes triangulares, afiados como navalha. Estes, juntamente com a mandíbula que se projeta para a frente, permitem que a piranha arranque grandes pedaços de carne da presa a cada dentada. A piranha nunca vive sozinha. Sempre desaparece em pouquíssimo tempo. Mas, mesmo com todo o seu apetite, é difícil pescar a piranha, pois ela corta facilmente qualquer linha, mesmo de aço fino.








Fonte: Saúde Animal

Flores Comestíveis

Muitas flores servem tanto na alta culinária para tornar mais belos e atraentes nossos pratos como na medicina popular como tratamento para diversas moléstias como a ansiedade e a insónia.

Mas temos que tomar cuidado, pois muitas plantas são venenosas e mortais para os seres humanos. assunto esse que vamos tratar a seguir.

 
Viola ou Amor Perfeito: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
 As pétalas têm um sabor adocicado suave e a flor completa um sabor mais vegetal e ligeiramente ácido
Anthirrinum majus: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
 De sabor suave a ligeiramente amargo. Para usar como guarnição ou adorno
 Calendula: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
 De sabor ligeiramente amargo, lembrando o açafrão. As pétalas dão um tom dourado aos alimentos. Com sabor picante e apimentado, é também muito usada como corante culinário.  
Camomila: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
 Consumida em chás, a Camomila tem pétalas comestíveis de sabor identico a maçãs doces. Apenas as pétalas destas flores são comestíveis. O pólen pode causar alergias a indivíduos susceptíveis
Capuchinha: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
 O sabor apimentado destas flores faz lembrar o agrião. A chaga é das flores comestíveis mais conhecidas.
Cravina: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
 As pétalas são comestíveis e tem um sabor apimentado do tipo cravo-da-índia. Deve retirar-se a parte branca e amarga da base da pétala. As pétalas desta planta são um dos ingredientes secretos do célebre licor francês Chartreuse. 
Cravo Túnico alto dobrado: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
 De sabor ligeiramente amargo as pétalas das flores de cor amarelo-limão e cor tangerina são as mais apreciadas. 
Gerânio ou Sardinheira: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
 As pétalas dos pelargónios têm um sabor que é quase sempre idêntico ao odor das suas folhas e varia do limão ao mentolado 
Girassol: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
 Apenas as pétalas do Girassol são comestíveis. O pólen pode causar reacções alérgicas a indivíduos susceptíveis. As pétalas têm um sabor agri-doce. O sabor amargo pode reduzir-se passando ligeiramente as pétalas por vapor de água.
 Petúnia: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
 As pétalas têm um sabor floral suave e as flores são geralmente usadas como guarnição. 
Primulas: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
 As pétalas coloridas têm um sabor suave adocicado. 
Violetas: Planta de flor comestível ou com flores ou pétalas comestíveis!
 As pétalas das violetas têm um sabor doce e perfumado e podem ser consumidas frescas ou cristalizadas em açucar.


Fonte: www.laborall.eu